Skip to main content

Semana passada fui convidada para assistir um curso sobre Inteligência Emocional (tema que eu ministro nas aulas há anos), aceitei convite e fui como aluna, pois acredito que sempre temos algo a aprender. Enfim, o curso não foi tão bom assim como eu esperava e a mensagem final do curso, cujo é o ponto de partida desse artigo, de uma maneira bem superficial a mensagem final foi que para sermos inteligentes emocionalmente temos que evitar “pessoas toxicas”! Fala serio! É isso mesmo?

E quem é a pessoa que esta buscando viver junto de alguém toxico? Ninguém!

Para não cair na superficialidade divulgada sobre o tema, quero expor outra perspectiva nesse artigo. 

Ja repararam que a maioria das pessoas sempre acham que a pessoa toxica é o outro, seja o chefe, algum familiar, alguém que não gosta, etc… Ouço os grupos de amigos se considerando como “pessoas do bem” (será mesmo?). Nas empresas por onde passo, nas minhas palestras peço para levantarem a mão quem já foi motivo de fofoca, quase que todos ja foram vitimas, mas engraçado é que nunca encontro o fofoqueiro. 

Chove de indiretas nas redes sociais sobre inveja alheia, parece que mundo parou para ficar invejando uns aos outros. Nem vou comentar sobre comportamento dos corajosos virtuais, aqueles haters que dedicam sua vida para comentar de maneira maldosa com intuito de machucar e ferir os outros.

Bom senso então nem se fala, eu sempre digo e repito: bom senso é uma das coisas mais bem distribuídas na face da terra, todos acham que tem de sobra e o que falta é no outro!

Se voce se observou nas situações citadas acima, sinto-lhe dizer mas talvez a pessoa toxica seja voce!

Por definição a pessoa tóxica é aquela que tem como característica diária um comportamento negativo e o usa para abusar, controlar e manipular os outros ao redor.

É aquela pessoa que tira (ou tenta tirar) voce do seu eixo! Seja eixo de valores, ético, de pensamento, de trabalho, suas razões e convicções. Portanto, uma pessoa pode ser tóxica para mim e não para voce. Pode “me incomodar” e não “te incomodar”.

Todos nos em algum momento encontramos pessoas problemáticas, muitas vezes permitimos que entrem em nossas vidas os fofoqueiros, invejosos, pessoas autoritárias, os psicopatas, neuróticos, orgulhosos, agressores verbais, medíocres, enfim, gente toxica, pessoas equivocadas que julgam o que voce fez e não fez, disse ou não disse, para nos encher de frustração. Ninguém cresce com isso!

Pessoas toxicas contaminam ambiente por onde passam e as vezes nos pegamos repetindo esse péssimo comportamento, pois se alguém nos machucou, temos a tendencia de machucar o outro para aliviar nossa própria dor. Mas isso e inútil.

Devemos aprender a negociar, a ouvir uma opinião diferente sem que isso implique num embate ou quebra de uma relação, seja amorosa, de trabalho ou amizade.

Seja mais gentil com os outros, nessa pandemia ninguém esta com saúde mental em pleno funcionamento. Não precisamos de mais críticos e sim de pessoas incentivadoras.

Faço convite a todos que estão lendo esse artigo, a partir de hoje se forem comentar algo nas redes sociais que seja palavra de apoio e de incentivo. Se não concordar com algo, simplesmente não comente, voce tem opção de não seguir aquela pessoa nas redes e também de não assistir aquele canal de tv. Simples assim.

Veja bem que não estou incentivando para não questionarmos as coisas, não confundam minhas palavras. Não me refiro a ceder seus direitos, pois eles te pertencem. Me refiro a considerar que nem tudo merece sua energia, sua atenção plena e seus valiosos argumentos.

Eu tenho uma premissa simples que faço na minha vida e gostaria de compartilhar com vocês: se uma pessoa pede minha opinião, então analisarei a situação e se puder avaliar, darei minha opinião sincera, estarei disposta a expor e explicar minha percepção e ate sugerir algo diferente, mas se a pessoa não pediu minha opinião, mesmo que eu discorde de algo eu não perderei meu tempo discutindo. 

Nem todo mundo merece saber nossa opinião!

Mudar é simples, e só uma decisão que hoje esta em seu alcance. Não seja rígido demais com as pessoas, ninguém é perfeito e todos nós cometemos erros. Por isso é importante começar a vê-los como oportunidades para aprender e seguir em frente.

Vivemos em sociedade, somos seres sociais, diferentes e portanto, precisamos aprender a nos relacionar saudavelmente.

Que saibamos nos conectar com pessoas certas e escolher bem assuntos que merecem ser discutidos, conflitos que valham a pena serem discutidos e analisados.

Nao podemos eliminar todos os tóxicos por ai, mas voce pode fazer com que ele não seja voce!

Gostou do artigo? Util para alguém? Então compartilhe!

Quer saber mais?

Siga-me nas redes sociais nas quais sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas.

instagram @danieladolago 

Leave a Reply