Skip to main content

Você provavelmente já deve ter presenciado algum momento em que detectou este sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria do outro ou até mesmo já foi alvo de inveja no trabalho.

A inveja é um sentimento inerente a natureza humana e presente em nossas vidas muito mais frequente do que se imagina. É o desejo de possuir aquilo que o outro possui, de cobiçar as coisas alheias. Não se trata de ciúmes, que significa ter zelo pelo outro ou por alguma coisa ou lugar.

Como então sei qual a diferença entre ciúmes e inveja?
Vamos imaginar o seguinte cenário: Seu colega de trabalho foi promovido na empresa. 

Pode-se identificar como ciúmes se você também queria esta promoção, até acreditava que merecia e que este era o momento, ou seja, você estava trabalhando e cuidando para conseguir a promoção e não deu certo. Natural que fique triste e se sinta enciumado pelo ocorrido. Neste caso, não fique com a consciência pesada, é normal e passa.

Agora, pode-se identificar como inveja, se teve um sentimento de desgosto pela alegria e prosperidade que a promoção causou ao seu colega, não ficou triste pela promoção que não lhe foi concedida, muitas vezes você preferiria que a promoção nem viesse pra você, desde que não fosse para aquela pessoa. A inveja é direcionada às pessoas, o ciúme é direcionado às coisas.

A inveja pode contaminar o ambiente de trabalho, dificultar a convivência em equipe e desmotivar as pessoas. Por não suportar a felicidade alheia, o invejoso geralmente culpa o outro pelo seu fracasso e não percebe que o maior prejudicado sempre será ele mesmo, que perde a chance de realizar os próprios sonhos e enxergar seus próprios talentos e aspirações porque perdem tempo se comparando com o próximo e com isso acabam deixando passar ótimas oportunidades de crescimento. 

Invejosos quase não tem amigos e procuram oportunidades para diminuir o trabalho do colega. Por mais que seu trabalho seja bem feito ele não vai elogiá-lo e nem parabenizá-lo pelo seu serviço. Se o fazem não usam da sinceridade.

Mas, como devo lidar com os invejosos na minha empresa? Um ponto importante que sempre ressalto é se a pessoa sabe o quão exposta ela está. Quanto mais expostos estamos mais vulneráveis nos tornamos.

Comece organizando melhor o que escolhe divulgar nas redes sociais. Cuidado com toda exposição. E possível postar conteúdo legal, relevante, sem expor seus sonhos, projetos e próximos passos profissionais.

Existe muita gente que gosta de escancarar a vida particular como forma de chamar a atenção e ser aceito no grupo.  Confiar seus projetos mais íntimos a qualquer pessoa, falar mais do que deveria sobre seus objetivos, não saber guardar certos segredos e não ter a noção exata de sua posição na empresa. Esses são alguns fatores que propiciam oportunidades para que o invejoso se coloque como obstáculo em sua carreira.

Evite participar de “rodinhas” de fofocas, caso alguém venha falar de outro colega à você, sutilmente retire-se do local arranjando uma desculpa qualquer como por exemplo estar com muito trabalho e ter de terminar em tempo hábil. Caso alguém peça sua opinião sobre algum colega de trabalho, diga que não se sente em condições para avaliar e mude logo de assunto.

Foque-se em fazer bem o seu trabalho, aliás, fazer bem já não é suficiente para quem quer vencer, faça seu melhor sempre, independente dos outros. Certifique-se que seu desempenho está sendo notado, porém não vanglorie-se disto na frente de ninguém.

E quando nós sentimos aquela pontadinha de inveja? O que fazer? Se você se entende como uma pessoa do bem, leve isso para o lado da admiração. Quando admiramos alguém é comum ficarmos felizes com o sucesso desta pessoa, com suas conquistas e realizações. O fato de não ter ainda aqueles resultados extraordinários daquela pessoa que admira, não quer dizer que nunca terá. Quando passamos da inveja para a admiração começamos a enxergar as qualidades e competências que fizeram do admirado uma pessoa de sucesso e podemos tomá-lo como modelo para realizarmos nossas próprias conquistas.

Desta forma, admire sim as pessoas pelo quanto elas trabalham para alcançarem os resultados extraordinários. Essa é grande a diferença e a chave para curar maus pensamentos e a inveja alheia.

Gostou do artigo? Util para alguém? Então compartilhe!

Quer saber mais?

Siga-me nas redes sociais nas quais sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas.

instagram @danieladolago 

Leave a Reply