Skip to main content

Você é daqueles profissionais que pensam no décimo terceiro salário como benefício que sua empresa oferece?
Sempre acreditou no nele como um bônus ou até mesmo uma gratificação de Natal?
Então está na hora de despertar para realidade!

Saiu no noticiário que os taxistas de Salvador decretaram recentemente por conta própria que vão circular com “bandeira 2” durante todo mês de Dezembro, independente da hora do dia. Qual o motivo de aumentarem os preços no final do ano? Alegaram que são profissionais liberais e por isso não possuem o “benefício” do décimo terceiro em suas contas bancárias. Tai uma prova do quanto ainda temos profissionais com visão distorcida sobre o que acontece de verdade nas organizações brasileiras.

Vamos colocar os “pingos nos is”. Esse tal de décimo terceiro salário foi projetado na época ainda de Getulio Vargas, que era conhecido como “pai dos pobres”, mas só na década de sessenta passou a ser instituído pela lei.

Meu objetivo com este artigo é propor uma nova perspectiva, uma reflexão e um olhar crítico a respeito do que dizem para nós nas empresas e que acabamos acreditando sem questionar.

O fato de receber décimo terceiro em Dezembro induz pensamento de treze salários, quando na verdade não é bem assim. Veja bem, existem meses no ano que tem 4 semanas e outros meses que possuem 5 semanas. Nestes meses de 5 semanas, você trabalhou 1 semana inteira a mais, mas seu salário no final do mês não mudou, continuou correspondendo ao trabalhado de 4 semanas.

O que aconteceu com esta semana trabalhada a mais? Ela foi para o final do ano e será “devolvida” a você em forma de décimo terceiro. Portanto, o décimo terceiro não é um brinde que Papai Noel trouxe a você! Nada mais é do que direito seu trabalhado! Trata-se de um “mês fictício”, criando a falsa ilusão de um benefício! Eu os convido a fazer calculo com seu próprio salário.

Portanto meus caros taxistas baianos, o que estão fazendo com cliente está errado! O ideal seria que planejassem melhor seus ganhos e gastos durante o ano, e reservassem uma verba para gastar em Dezembro. Saibam que o profissional que atua numa empresa não recebe benefício algum, basicamente a empresa “reteve” a grana deles durante o ano inteiro e só devolve no final do ano, só isso!

Vale a ressalva de que as empresas só seguem o que esta pautado pela lei, então, se algo deve mudar, deve ser nossa CLT, que já não corresponde ao esquema de trabalho atual, mas isso e tema para outro artigo…

Voltando ao assunto décimo terceiro, uma ultima reflexão: Segundo prevê a lei, as empresas podem pagar o décimo terceiro em algumas parcelas durante o ano, mas obrigatoriamente uma parte deve ser paga em Dezembro. Já se perguntaram o por que disso?

Acredito que não seja para que tenha um Natal mais próspero, pense bem, o que todo brasileiro tem que pagar no mês de Janeiro? Todos os impostos do Governo! Será mera coincidência?

Independente da nossa realidade e quanto ainda temos que evoluir, você pode fazer algo imediatamente: Reveja seus padrões de consumo no mês de Dezembro e desenvolva a habilidade do planejamento, esta sim trará a liberdade que todo profissional busca em sua carreira.

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe!

6 Comments

  • Catai disse:

    Blz muito interessante esse assunto sempre assim as coisas são escondidas e a real razão da coisa fica oculta

  • Rafael disse:

    Bem legal o artigo. Obrigado!

  • Ricardo Cunha disse:

    A definição de “bandeira 2” no mês de dezembro ocorre em outras grandes capitais também. Um fato me chama a atenção, uma vez que os taxistas são autônomos, por consequência, nos meses que possuem cinco semanas o faturamento é proporcional as cinco semanas.
    Em paralelo a isso, os profissionais mensalistas, que recebem o 13o salário no fim do ano, paremos para pensar, a empresa tem 1 ano para trabalhar com o dinheiro do funcionário, para entregá-lo somente no fim do ano.
    Excelente artigo!

  • Sempre estou lendo seus artigo e de outros profissionais que sempre estão mostrando algo de útil. Agradeço muito por existi pessoas que não gosta de ser enganado pelos nossos governantes de cada estado, sempre falo para as pessoas que não adianta seguimos a manada, vamos pensar fora da caixa que vamos mudar nosso país, com neste comportamento até os pessimistas volta acreditar nas reforma política e nos comportamentos das pessoas…

  • Eliane de Matos disse:

    Ótimo artigo! Nunca imaginei que o motivo do pagamento do 13o salario era esse, sempre tive a ilusão que era um beneficio da empresa. É muito bom termos claro o real motivo das coisas.

  • Michael disse:

    Calculo errado ai. Não existe essa de mês com 5 semanas.
    7×5 = 35 que é maior que os dias de qualquer mês.
    Logo, não é possível ter 5 semanas de 7 dias

    Esse tipo de conta simplesmente não significa nada, pois todas as leis de trabalho se referem a jornadas e horas de trabalho sendo que jornada não é necessariamente um dia (pois o dia tem 24 h e a jornada tem normalmente 8, cabem 3 jornadas num dia).

Leave a Reply