Quem diria que a área do café seria local de vital importância para inovação e ideias criativas nas empresas.
A área do café já foi motivo de desentendimentos e até brigas nas empresas. Muitas empresas até cogitaram em exterminá-la de vez, pois era centro dos conflitos e pesadelo da liderança. Era um tal de “quem pegou meu yogurte que estava na geladeira?”; “quem deixou suja a faca da manteiga?”; “Essa geladeira esta imunda e eu no vou limpar”; e por aí vai… Quem nunca passou por situações semelhantes nas empresas?
Com a pandemia, o homeoffice veio para ficar e neste ponto que está o “x” da questão, pois perdemos a convivência dos colaboradores nas empresas.
Mesmo com fim do isolamento social não significará o fim do homeoffice para várias empresas estrangeiras e nacionais. Muitas empresas já decidiram migrar de vez para o formato a distância e há aquelas que planejam voltar à medida que a crise sanitária melhorar, mas com flexibilização, possibilitando ao trabalhador ficar ou não em casa. Mesclar trabalho presencial e a distância ja e realidade para todos nós.
E comum ouvir que funcionários estão trabalhando mais em casa do que antes quando estavam na empresa. Mais produtividade, menos custo, são incontáveis os benefícios do homeoffice, mas as empresas estão perdendo algo crucial para seu futuro e a razão de sua existência: a criatividade coletiva.
Criatividade coletiva são aquelas ideias que temos e geralmente são estimuladas com café, happy hour, bate papo no final das reuniões e até aquela interrupção do seu trabalho para atender o colega que precisa de ajuda.
Criatividade coletiva nas empresas é um processo em que diferentes mentes se unem para gerar ideias inovadoras e “fora da caixa”. Aqui, abandona-se o conceito de que soluções criativas só são geradas na cabeça de um único indivíduo.
Dessa forma, o negócio pode manter-se com um fluxo de trabalho de alta performance mesmo em momentos de alta demanda. Incentivar a criatividade e inovação nas empresas nunca foi tão importante. Isso auxilia o negócio a crescer com mais segurança e por meio de serviços com um direcionamento mais alinhado com as necessidades do mercado.
O intervalo para café no horário de trabalho sempre foi um dos hábitos e iniciativas que contribuíam para a saúde, bem estar dos funcionários e era nesse local da area do café que estimulava-se essas ideias inovadoras e criativas, pois de maneira despretensiosa os funcionários acabavam conversando sobre os problemas da empresa e assim nasciam as boas ideias de novos negócios.
Frente a isso, o papel do RH ficou mais desafiador, pois como ser o grande agente dessas mudanças e propor novidades que aumentem a qualidade de vida e agreguem valor ao ambiente corporativo se todos estão fisicamente distantes?
A empresa deverá investir em estratégias que tornam o ambiente de trabalho mais integrado e eficaz. E nesse cenário, ter um ambiente diferente, agregador e acolhedor é a peça chave para atingir bons resultados.
Em outras palavras, as empresas deverão renovar seus escritórios, tornando o local super agradável, estimulante e construído com design especial, inovador, pois a empresa se tornará somente lugar para socializar, “bater papo”, onde funcionários vão alguns dias na semana só para encontrar com os colegas de trabalho, pois para trabalhar e se concentrar nas tarefas todos farão em homeoffice. Em casa trabalhamos nas tarefas e na empresa socializamos.
Para que isso seja possível, a empresa deve adotar estratégias que melhoram o ambiente de trabalho, que seja mais moderno, inovador, atraente e abram espaço para que profissionais possam se sentir mais a vontade e experimentem metodologias que incentivam a colaboração e integração entre setores da empresa.
Você está preparado para fazer isso na sua empresa?
Esse é um dos pontos chave para que empresas possam inovar mais.
Incentivar a criatividade e inovação nas empresas nunca foi tão importante e desafiador. Isso auxilia o negócio a crescer exponencialmente e dá para acreditar que tínhamos isso na área do cafe há anos e nunca valorizamos sua existência?
As coisas evoluem rapidamente e gostamos disso, quantas vezes procuramos respostas que sempre estiveram a nossa frente e não enxergamos? Se tem algo que a rapidez da tecnologia tem me ensinado é que nem sempre vamos acompanhar as tendencias e evolução das coisas, mas que focar nas pessoas e na essência humana sempre será um bom negocio.
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