Parece inacreditável, mas já passamos quase 2 anos de isolamento social com efeitos do covid-19. Foi e ainda esta sendo period desafiador essa rotina de sair com máscara para qualquer lugar, fanática atenção a limpeza dos ambientes e objetos, pessoas que não ficam mais juntas pessoalmente, e por ai vai.
O ambiente virtual se torna parte da rotina de todos, de qualquer idade, para qualquer coisa, desde estudar, socializar e ate trabalhar, com única distinção de classe social pelos tipos de aparelhos usados e velocidade de conexão de internet, já faz parte integral do nosso dia a dia.
E o trabalho? A fórceps muitas empresas se deram conta que home office funciona, mesmo que nesse momento inicial a duras custas da sanidade mental de seus colaboradores, que não estavam preparados e muito menos capacitados para trabalhar em casa.
Se antes quase que todo mundo reclamou de trabalhar em casa, agora o jogo mudou, existe reclamação geral para voltar para trabalho presencial.
Natural essa preocupação dos colaboradores, porque nesse momento e fundamental que os gestores se capacitem para garantir o retorno ao trabalho sem riscos. Com as orientações adequadas e a adoção de protocolos rígidos de higiene e segurança, os colaboradores se sentirão confiantes e motivados para voltarem às atividades rotineiras, mantendo sua produtividade.
Além das adequações do espaço físico, as empresas devem instituir novos protocolos de proteção aos funcionários e adotar alguns cuidados:
- Avalie a possibilidade de mudanças no horário de trabalho, de modo a evitar que os colaboradores utilizem transportes públicos em momentos de pico;
- Faça aferição de temperatura assim que o colaborador chegar em empresa. Se houver sinais de febre, tosse ou outros sintomas de doenças respiratórias, o funcionário deve ser afastado por alguns dias;
- Intensifique a comunicação sobre a importância das medidas preventivas. Oriente as equipes sobre os procedimentos necessários de higiene, uso de máscaras e o descarte (ou higienização) das mesmas;
- Evite a realização de reuniões ou treinamentos em ambientes fechados.
- Respeite se funcionário não quiser participar de reunião presencial. A empresa devera ter possibilidade de realizar seus trabalhos de maneira presencial e por videoconferência.
- Para os funcionários que se sentem inseguros com convívio presencial com colegas de trabalho, que estejam abertos para exporem suas alternativas e falarem abertamente sobre assuntos delicados. O ideal é que aqueles que puderem permanecer em home office continuem executando suas atividades à distância, ao menos na maior parte do tempo, no entanto, e valido também que estejam abertos a entender ponto de vista e exigências da empresa. Lembrem-se que estamos vivendo momento histórico e o tal do bom senso sempre sera necessário para ambas partes.
Com cautela, o retorno ao trabalho pós-pandemia sera seguro e fundamental para garantir a sustentabilidade financeira das empresas.
Gostou do artigo? Util para alguém? Então compartilhe!
Quer saber mais?
Siga-me nas redes sociais nas quais sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas.
instagram @danieladolago