A inteligência social se faz necessário para convívio com pessoas diferentes na mesma empresa. Ninguém gosta de trabalhar com gente falsa e esquisita. Ser verdadeiro e honesto é essencial para ser agradável.
Ser uma pessoa agradável, no trabalho e na vida social, além de garantir uma vasta rede de contatos, irá refletir em seu desempenho e na conquista de objetivos profissionais.
Ja que é tao importante para os objetivos profissionais, cuidar dessa sutileza de ser agradável no trabalho demonstra maturidade profissional. Quão agradável é voce no trabalho?
A tendencia do ser humano é reclamar dos outros. Sempre o problema está no outro, o chefe é o campeão de reclamação, outra hora é o colega que é ruim de conviver, aquela pessoa da outra área que julga ser “abominável” nas relações, e por ai vai.
O objetivo desse artigo é para que faça uma auto reflexão de como tem tratado as pessoas ao seu redor, como tem se comportado no trabalho e assim verificar a sua parcela de responsabilidade referente o problema de convívio com pessoas que trabalham contigo.
Algumas perguntas que vão te ajudar nesta reflexão:
Voce é tipo de pessoa que as outras querem estar perto?
As pessoas gostam de compor um projeto de trabalho contigo? Voce é requisitado para fazer parte de uma equipe?
Voce demonstra interesse genuíno pelas outras pessoas?
Para ser agradável, não basta ouvir o que as pessoas dizem. É necessário fazer perguntas que demonstrem o interesse no que elas estão dizendo. Fazer uma pergunta sobre algo que interessa à pessoa ou sobre o que tenha acabado de falar mostra que, além estar escutando, você está realmente interessado.
As pessoas apreciam alguém que não é instável. Quando alguém o procurar, é importante que saiba o que esperar de você. Independentemente de problemas ou mudanças de humor, seja consistente ao lidar com amigos e colegas de trabalho.
Tenha a mente aberta. Isso o tornará mais acessível aos outros. Elimine todos os preconceitos e, dessa forma, poderá ver o mundo com empatia, respeitando todos os pontos de vista. Ninguém quer conversar com alguém que já possui uma ideia pré-estabelecida e fixa em sua mente.
Esteja atento ao seu tom de voz, sua postura, seus gestos e expressões. Certifique-se de que seu modo de agir seja positivo. Porte-se de uma maneira que atraia as pessoas. A forma como você diz algo pode ser mais importante do que o conteúdo do seu discurso.
As pessoas naturalmente espelham o comportamento dos que estão ao seu redor. Sorria enquanto estiver conversando com o grupo, para que as pessoas sorriam também e se sintam bem ao fazê-lo.
Já é comprovado que pessoas gentis têm relacionamentos interpessoais de ótima qualidade. Então faça da gentileza sua aliada no trabalho. Apesar de todos terem o direito a ter sua própria personalidade e autoexpressão, seguindo essas dicas básicas pode melhorar imediatamente as relações com aqueles que o rodeiam.
Sendo bem direta: É impossível fazer todos gostarem de você – personalidades diferentes inevitavelmente resultam em confronto em algum momento de sua vida. Cuide desses detalhes e tenha uma vida profissional mais fluida. Seja você a pessoa mais agradável no trabalho.
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