Bom Senso
Na vida e no trabalho. Você acha que realmente tem?
Como podemos definir se uma pessoa tem ou não bom senso? De forma breve, é aquele que é capaz de decidir e julgar de forma equilibrada e sensata, que é dotado de virtudes como simpatia, humildade, produtividade e proatividade. Esse raciocínio é o fio condutor do livro Bom senso: Na vida e no trabalho. Você acha que realmente tem? da professora de MBA da FGV, mestre em Administração com foco em Comportamento Organizacional e especialista em carreira, Daniela do Lago.
Dividido em duas áreas – carreira e vida pessoal – a obra discorre sobre pontos intrínsecos ao dia a dia como uso do WhatsApp, os primeiros 90 dias no novo trabalho, gestantes na empresa, e responde questões que geram muitas dúvidas e saias justas, como ‘posso falar de política dentro da empresa?, ‘devo fazer reuniões com câmeras abertas ou fechadas?’, ‘a pessoa tóxica sou eu?’, além de muitos esclarecimentos sobre bom senso relacionados a confraternizações de fim de ano, viagens e férias.
Algumas reflexões inclusive valem tanto para a vida pessoal quanto para a profissional, como emprestar e devolver objetos, cuidado com conteúdo postado em redes sociais, divisão da conta do happy hour, entre outros assuntos nem sempre falados abertamente sob o receio de constrangimentos.
Regras de convivência na casa dos pais, em uma visita a amigos no exterior, em viagens em grupo e até no primeiro encontro, além de feedbacks nem sempre fáceis como zíper aberto e mau hálito são temas pontuados pela autora ao longo dos 60 temas e credenciados por rica bibliografia recomendada.