Escrevi um artigo que tratou sobre a falta de capacidade do líder elogiar um funcionário e recebi uma enxurrada de e-mails de lideres compartilhando seus dilemas e o quanto se sentem muitas vezes injustiçados no papel de lider.

É mais comum encontrar reclamação do que elogio sobre a atuação do chefe. Talvez isso venha pelo fato de que muitos deles assumiram cargos de liderança sem serem preparados para tal responsabilidade, por simplesmente perfomarem bem em suas atividades e como consequência dos bons resultados “ganham” um cargo de liderança, erro basico que ainda muitas empresas cometem, o de considerar a elevação do nivel hierárquico como uma especie de caminho “natural” de crescimento do profissional. Muitas vezes perde-se um excelente especialista e ganha-se um péssimo lider.

Realmente não é nada fácil exercer a liderança. Só sabe a complexidade da função quando se assume tal posto. E quem já assumiu esse papel fica complicado voltar atrás na carreira.

O chefe sempre foi alvo certeiro da reclamação de muitos funcionários que não se esforçam para entender seus dilemas e dificuldades para ajustar interesses pessoais de cada colaborador com os interesses da empresa.

Mas sejamos realistas, não é possivel que a maioria dos lideres sejam tão ruins assim no exercício da liderança!

De um lado o líder esta lá para orientar sua equipe na direção das metas da empresa atingindo melhores resultados com qualidade e rapidez e do outro lado esta você para fazer o trabalho com excelência, no prazo e ajuda-lo nessa caminhada.

Não parece uma troca simples? Para mim soa bem simples, mas por que tanta reclamacao do chefe?

O mal é a falta de empatia. Espera-se sempre do lider algo mais do que lhe compete. E vou além, é crescente o número de profissionais que chegam a confundir a figura do chefe como a de um pai, esperam deles uma compreensão superprotetora e depositam neles a total responsabilidade para lhes dizerem seus próximos passos profissionais. Complicado hein?

Que tal validar o bom trabalho do seu chefe hoje? Assim como voce gosta (e muitas vezes precisa) de ser elogiado pelo bom trabalho que executa, pode ser que um elogio especifico seja tudo que seu chefe precisa ouvir hoje.

Seja justo com quem faz a diferença. Esta simples mudança de atitude é extremamente valiosa para alcançar vivências mais positivas tanto na vida quanto no trabalho.

Um elogio pode transformar uma vida! Elogiar é validar as qualidades do outro, focar nos aspectos positivos, tornando-o mais seguro e confiante.

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe!

Quer saber mais sobre assuntos relacionados a comportamento no trabalho?

Siga-me nas redes sociais nas quais sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas.

instagram @danieladolago

facebook: treinamentos Daniela do Lago