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Existem alguns comportamentos que podem fazer com que a já evidente promoção no trabalho não aconteça. Muitas vezes, a culpa é do próprio profissional, que se autoboicota, de acordo com a professora da FGV (Fundação Getulio Vargas) e especialista em comportamento corporativo, Daniela do Lago.

“A promoção depende muito do próprio esforço, mas depende muito mais de a pessoa mostrar que possui um perfil condizente com a filosofia da empresa em que atua”, afirmou.

“Nem sempre a pessoa que mais faz horas extras, por exemplo, é a que traz mais resultados para a empresa. Na tentativa de mostrar-se esforçado e comprometido com o trabalho, o profissional pode estar sendo visto como desorganizado e lento”, completou.

Comportamentos para serem evitados

Confira, abaixo, quais comportamentos que devem ser evitados, para que o profissional consiga a promoção:

  • Complexo de hora extra: foi-se o tempo em que a qualidade do trabalho era medida pelo tempo gasto com ele. Ao contrário disso, a imagem que se passa é de incapacidade de organizar o próprio tempo e executar as atividades focado em resultados. “Ocupação não significa eficiência”, diz Daniela.
  • Bajulação: “Nem sempre a bajulação é algo positivo. Pelo contrário, com o decorrer do tempo, as pessoas não vão querer mais a opinião deste bajulador, por julgar que o mesmo não tem senso crítico e, por isso, sua opinião não deve ser levada em consideração”.
  • Timidez em excesso: na dose certa, ela não prejudica, mas não pode ser uma barreira para o alcance dos resultados. Para isso, aposte na autoconfiança. “Pessoas autoconfiantes encontram mais facilidade no mundo corporativo. Geralmente elas sabem o que querem e vão em busca de seus objetivos”, disse a professora da FGV.
  • Ser sempre do contra: divergir é algo que requer equilíbrio e senso crítico. Discordar é diferente de ser sempre do contra.
  • Deixar de fazer um planejamento: ele é imprescindível para quem quer uma promoção e o sucesso na vida profissional. Não adianta somente desejar ser promovido; deve-se planejar para que isso aconteça, o que inclui identificar pontos fracos e fortes, para saber se posicionar em oportunidades em que obterá valorização.

(Artigo publicado na página UOL/Carreira/Comportamento dia 12/05/10)

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